tag:blogger.com,1999:blog-41703051458652969902024-03-08T08:55:08.956-08:00Como Fazer TCCReginaldo Oliveirahttp://www.blogger.com/profile/15722823601195604697noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-4170305145865296990.post-26937450736290452162018-02-10T05:38:00.005-08:002018-02-10T05:38:56.193-08:00Faça seu TCCTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO<br />
<br />
O que é o TCC para a ABNT?<br />
<br />
É o documento que representa um estudo – ou a APRESENTAÇÃO DO RESULTADO DE UM DETERMINADO ESTUDO.<br />
<br />
Deve ser sempre feito sob coordenação de um orientador<br />
<br />
LOGO, não se constrói um Trabalho de Conclusão de Curso sem antes ser desenvolvida uma pesquisa!<br />
<br />
Quais os tipos mais comuns…?<br />
<br />
}Quando o curso é de Mestrado o trabalho é a DISSERTAÇÃO;<br />
<br />
Quando o curso é de Doutorado o trabalho é a TESE;<br />
<br />
Quando é uma Especialização ou Graduação os trabalhos podem ser:<br />
<br />
◦Monografia (Uma apresentação mais elaborada e maior do estudo realizado)<br />
<br />
◦Artigo Científico (Traz a apresentação mais resumida de um estudo)<br />
<br />
OBS: Existem outros tipos como o Livro Reportagem, Relatório Técnico Científico e etc.<br />
<br />
O que não varia entre eles?<br />
<br />
De acordo com a ABNT NBR 14724:11, eles trazem sempre três partes:<br />
<br />
INTRODUÇÃO (apresenta o estudo)<br />
<br />
DESENVOLVIMENTO (é um relato da pesquisa)<br />
<br />
CONCLUSÃO (finaliza a apresentação do estudo e evidencia objetivamente o seu resultado)<br />
<br />
Observe no próximo slide o detalhamento de cada uma dessas partes…<br />
<br />
Na INTRODUÇÃO, que fazer?<br />
<br />
Qual o seu tema?<br />
<br />
Qual a importância do mesmo?<br />
<br />
Qual o seu problema ou pergunta de pesquisa?<br />
<br />
Que objetivos (de pesquisa) lhe motivaram?<br />
<br />
Quais os procedimentos metodológicos utilizados? (detalhadamente)<br />
<br />
◦Nesse último item é possível também que o autor aproveite para relatar dificuldades da pesquisa e possíveis mudanças ocorridas desde o projeto.<br />
<br />
Exercício sobre a INTRODUÇÃO<br />
<br />
O trabalho em mãos traz um estudo realizado sobre (o Tema). Tal esforço se justifica por (tema) ser (Importância do Tema – Justifica o estudo). A preocupação central do estudo é (a Pergunta central). Para responder tal questão foram estabelecidos como objetivo geral (o Objetivo), buscando especificamente (os específicos).<br />
<br />
Para alcançar os objetivos retratados foi feita opção metodológica A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como (classificação). Isto porque deve a pesquisa em mãos (explica a classificação). Quanto à metodologia o trabalho em mãos faz a opção pelo método (identifique o método).<br />
<br />
Esta opção se justifica porque o método escolhido permite (justificativa da escolha do método). Enquanto procedimento, este trabalho realizar-se-á por meio de observação (direta e/ou indireta), porque (explica a opção feita). A pesquisa utilizar-se-á de (ferramenta de documentação de dados) com (detalhamento). Estas ferramentas permitiram (justifica a escolha das ferramentas).<br />
<br />
Finalmente, é importante registrar que (demais Observações).<br />
<br />
Exercício: DESENVOLVIMENTO<br />
<br />
O esquema proposto para construir o texto seria a apresentação da informação, depois a interpretação, seguido de citações e/ou transcrições de entrevistas e etc. olhe o quadro de sugestão:<br />
<br />
Informação colhida – análise – transcrição de trecho da entrevista que ilustram seus aumentos (quando possível) – citação de fontes que reforçam seus argumentos (sempre que necessário!)<br />
<br />
Observe que você pode (e deve sempre que possível!) fundamentar sua interpretação das informações, com o apoio de autores, livros, jornais revistas e etc. ESSA É A PARTE DO TRABALHO ONDE VOCÊ DEVE ESCREVER SEM MEDO, PORQUE O ASSUNTO NÃO SE ESGOTA FÁCIL, uma vez que tudo depende de sua capacidade de “espremer” os dados obtidos em campo. Use e abuse das palavras…<br />
<br />
Exemplo…<br />
<br />
Em relação aos outros professores, a ideia de leitura é simplesmente “decodificar símbolos e imagens processando-os na mente, a fim de que possam ser utilizados quando necessário”. (Apresentação da Informação Colhida)<br />
<br />
A partir disso, a leitura critica é tida como decodificação mecânica, estabelecida a partir do condicionamento estímulo-resposta, ou seja, o ato de ler torna-se algo limitado, onde o professor impõe aquilo que o aluno deve ler, ocultando-o da objetividade dos fatos, colocando-a como algo forçoso, absoluto e imutável. Assim, a leitura passa a ser algo passivo.<br />
<br />
Isso ocorre através da dinâmica imposta ao próprio processo de interpretação do texto, principalmente dentro do ambiente escolar, onde os significados são pré-estabelecidos ou pré-instituídos de modo que ocorra a homogeneização e enquadramento de consciência. (A reflexão da Autora)<br />
<br />
Dessa forma, “a leitura se apresenta como uma questão de privilégios e não de direitos à população” (THEODORO, p.15). Sendo assim, somos obrigados a “engolir” determinados modos de perceber, ser e agir, repletos de comprometimentos com a visão de dominante de mundo e conseqüentemente com o autoritarismo. (Apoio às reflexões em um teórico)<br />
<br />
Na CONCLUSÃO, que fazer?<br />
<br />
As idéias que finalizam o trabalho. SOMENTE DEVE SER ESCRITA NO FINAL, DEPOIS DE LIDAS ALGUMAS VEZES AS PARTES ANTERIORES;<br />
<br />
É aqui que você reforça a resposta para a pergunta contida na problematização do projeto;<br />
<br />
Faz também considerações sobre os objetivos do trabalho, se eles foram alcançados ou não. Em caso de um ou outro objetivo específico não ter sido cumprido você deve explicar o motivo;<br />
<br />
Outro trunfo que pode ser utilizado aqui é comentar a hipótese (será que a sua hipótese estava correta?);<br />
<br />
Não esqueça de ser propositivo;<br />
<br />
Não esqueça a ‘modéstia’ indispensável.<br />
<br />
Exercício sobre a CONCLUSÃO<br />
<br />
Diante das reflexões anteriores estabelecidas sobre os elementos explorados durante a pesquisa é justo afirmar que (responde a pergunta da pesquisa ou o objetivo geral).<br />
<br />
Dessa forma, vale observar que (hora de tratar de alguma dificuldade no cumprir dos objetivos específicos ou de refletir sobre a exatidão ou não da hipótese).<br />
<br />
Diante das verificações demonstradas, por efeito da responsabilidade social de todas as pesquisas científicas, é acertado propor que (propostas para resolver a questão).<br />
<br />
Finalmente, este trabalho cumpre seu papel de (é a hora de finalizar apontando a necessidade dos estudos continuarem).<br />
<br />
DE POSSE DESSAS PARTES…<br />
<br />
Uma vez de posse dessas partes e seguro de que estão como era desejado, o pesquisador deve montar seu artigo científico.<br />
<br />
ATENÇÃO:<br />
<br />
◦Todos os trabalhos acadêmicos tem três partes constitutivas para sua montagem:<br />
<br />
Pré-textuais;<br />
<br />
Textuais;<br />
<br />
Pós-textuais.<br />
<br />
Veja a seguir cada uma delas…<br />
<br />
}Montando o trabalho final…<br />
<br />
Os TEXTUAIS você já tem. Pois eles são a Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Esse é o trabalho propriamente dito.<br />
<br />
Os PRÉ-TEXTUAIS são os que identificam o trabalho (título), o autor do trabalho, o orientador, resumos e palavras-chave.<br />
<br />
Os PÓS-TEXTUAIS são de caráter explicativo. Aqui é obrigatório a lista de fontes e referencias (bibliográficas) pesquisadas.<br />
<br />
Pré-Textuais…<br />
<br />
-TÍTULO e subtítulo (se houver) : Centralizado com letra maiúscula;<br />
<br />
-AUTORIA: Colado na margem direita com nota de roda pé que lhe apresenta;<br />
<br />
-ORIENTAÇÃO: Da mesma forma do autor e também com nota de roda pé que lhe apresenta com titulação;<br />
<br />
-RESUMO: Não terá mais que 250 palavras(ABNT NBR 14724:11 e 6028)<br />
<br />
-PALAVRA-CHAVE: Bastam 3 (desde que sintetizem o conjunto do trabalho)<br />
<br />
<br />
<br />
Veja detalhes sobre o RESUMO mais adiante…<br />
<br />
Pós-Textuais<br />
<br />
-TÍTULO, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira;<br />
<br />
-RESUMO em língua estrangeira;<br />
<br />
-PALAVRAS-CHAVE em língua estrangeira;<br />
<br />
-NOTA(s) EXPLICATIVA(s);<br />
<br />
-REFERÊNCIAS;<br />
<br />
-GLOSSÁRIO;<br />
<br />
-APÊNDICE(s);<br />
<br />
-ANEXO(s).<br />
<br />
Sobre o RESUMO…<br />
<br />
}O resumo deve conter em texto corrido (sem parágrafo) as seguintes informações:<br />
<br />
◦O tema;<br />
<br />
◦O Problema;<br />
<br />
◦A Metodologia;<br />
<br />
◦Os principais autores que influenciaram o trabalho;<br />
<br />
◦A conclusão de forma direta e sem detalhes.<br />
<br />
NÃO ESQUEÇA: É O RESUMO! PORTANTO, RESUMA MESMO!<br />
<br />
Exercício sobre RESUMO.<br />
<br />
O trabalho em mãos trata de (Tema), a partir da necessidade de descobrir (Pergunta/Problema de pesquisa). Os procedimentos metodológicos adotados foram (Lista os procedimentos sem justificá-los). Os autores mais utilizados no curso das pesquisas foram (somente os mais importantes, apresentados pelo último nome em letra maiúscula e o ano da obra estudada entre parênteses). Os resultados do estudo indicaram que (a resposta DIRETÍSSIMA da pergunta).<br />
<br />
Observações Gerais…<br />
Depois de definido o tema, não deixe de construir um projeto de pesquisa. Mesmo o mais precário dos projetos é melhor que nenhum!<br />
<br />
Seu orientador será alguém que tenha algum acúmulo sobre o tema;<br />
<br />
Você terá mais dois momentos presenciais somente sobre TCC, aproveite!<br />
<br />
Não mandaremos para a FAK trabalhos que possam ser recusados.<br />
<br />
Acreditem: esse ainda é um gargalo para a conclusão da pós!<br />
<br />
Aprenda aqui a <a href="https://tccpronto.net/">como fazer um TCC</a> em apenas 10 dias!Reginaldo Oliveirahttp://www.blogger.com/profile/15722823601195604697noreply@blogger.com1