Há exatamente 60 anos Elvis gravava seu primeiro single ("That's All Right"), o qual foi lançado dia 19 de julho de 1954, juntamente com "Blue Moon of Kentucky".
“That’s All Right” é o nome do primeiro single lançado por Elvis Presley, escrito e originalmente cantado pelo cantor de Blues Arthur Crudup. A versão de Elvis foi gravada em 5 de julho de 1954, e lançada em 19 de julho de 1954 com “Blue Moon of Kentucky" sendo o lado B. Em 2004, a Revista Rolling Stone classificou-a como a #112 melhor música de todos os tempos em sua “Lista das 500 melhores canções de todos os tempos”.
GRAVAÇÃO
Durante uma gravação rotineira no estúdio da gravadora Sun, na noite de 5 de Julho de 1954, Presley, Moore, e Black estavam fazendo uma pausa entre as gravações quando Presley começou a brincar com uma versão ritmada da música de Arthur Crudup, “That’s All Right, Mama”. Black se juntou com Presley em seu contra-baixo, e logo Moore se juntou na guitarra. O produtor Sam Phillips, surpreendido pelo repentino ambiente otimista, pediu aos três para começarem de novo, para ele poder gravar.
A gravação não contém bateria nem nenhum outro instrumento. A canção foi produzida no estilo de uma gravação “ao vivo” (todas as partes tocadas de uma vez e gravado em uma única faixa. Na noite seguinte, o trio gravou “Blue Moon of Kentucky” em um estilo similar, e foi selecionado como o lado B de “That’s All Right”.
A sessão de gravação foi a quinta visita ao estúdio da gravadora Sun. Nas suas duas primeiras vezes, no verão de 1953 e janeiro de 1954, tinham sido gravações privadas, seguidas por duas mais visitas no verão de 1954.
LANÇAMENTO
Sam Phillips deu cópias do disco para os Disc Jockeys locais, Dewey Phillips (sem relação com o produtor) da rádio WHBQ, Uncle Richard da rádio WMPS, e para Sleepy Eyed John Lepley da rádio WHHM. Em 7 de Julho de 1954, Dewey Phillips tocou “That’s All Right” em seu popular programa de rádio “Red, Hot & Blue”. Quando ouviu a notícia de que Dewey iria tocar o seu disco, Presley foi até o cinema local para acalmar o seus nervos.
O interesse pelo disco era tão intenso que Dewey teria tocado o disco quatorze vezes e recebeu mais de quarenta telefonemas. Presley foi convencido a ir para a estação de rádio para uma entrevista no ar naquela noite. Sem saber que o microfone estava ao vivo, Presley respondeu as perguntas de Dewey, incluindo uma sobre qual colégio ele frequentou: uma forma indireta de informar o público da raça Presley sem realmente fazer a pergunta.
“That’s All Right” foi oficialmente lançado em 19 de Julho de 1954, e vendeu cerca de vinte mil cópias. Esse número não foi o suficiente para alcançar a parada nacional, mas o single alcançou número quatro na parada local de Memphis.
IMPORTÂNCIA NA HISTÓRIA DA MÚSICA
A revista Rolling Stone argumentou em um artigo de 2004 que a gravação de Elvis Presley de "That's All Right" foi o primeiro disco de Rock and Roll.
By Monique Minha
Nenhum comentário:
Postar um comentário