TRANSLATOR

RADIO V1VA ELV1S 24 Hrs

Opgradér venligst Flash.

For at opleve Always Elvis i bedste kvalitet på vores afspiller, skal du opgradere din flash..

Hent Flash

Efter flash er installeret, skal du lukke dette vindue og åbne afspilleren igen.


SMS gateway og streaming by CoolSystems.dk

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A SOMBRA



Elvis (o que já é fato para muitos além dos fãs e de conhecimento público), teve um
irmão gêmeo. Esse irmão (Jesse Garon), foi enterrado numa espécie de cemitério
comunitário
do então vilarejo East Tupelo. Hoje, a lápide simbólica do irmão encontra-se no jazigo da
família em Graceland.
A ligação de Elvis com o irmão tornou-se, durante muitos anos, uma espécie de cordão umbilical inseparável. Sob uma luz mais fria, essa morte nunca foi absorvida totalmente pelo cantor, assim como a de sua mãe, falecida em 1958. Algo o prendia àquele ser que ele desconhecera em forma, e que em alma o fortalecia com a “sugestão” de ser “dois em um”.
Muitas pessoas próximas ao cantor durante sua vida, mencionavam fatos curiosos e
ambíguos. Muitos acreditavam que Elvis era
o único a saber o local exato do primeiro
 jazigo de Jesse, porque ele mantinha o hábito na infância de ir até o lugar e ficar
‘conversando’ com o irmão gémeo idêntico. Mais curioso ainda é um fato relatado por pessoas próximas ao cantor que costumavam dizer que quando criança, após depositar flores sobre o túmulo de Jesse, ia a um lago vizinho e conversava com seu reflexo, como se fosse o próprio irmão. Relativamente normal (dentro dos padrões do comportamento infantil), se Elvis não o levasse para a vida adulta. A “sombra” desse irmão, e posteriormente, a “sombra” da mãe (após a sua morte),
acompanharam o cantor por toda a vida. Amigos pessoais, incluindo a esposa Priscilla Ann,relatam que Elvis por inúmeras vezes, subitamente, deixava-os no meio de uma conversa ou de um raciocínio para conversar com seu irmão ou mãe que, palpavelmente, nada mais eram do que a sua própria “sombra” refletida na parede. Muitos e por muitas vezes, encontraram-no conversando sozinho em “diálogos” eloquentes.
A “sombra” acabou por acompanhar Elvis por quase toda a sua vida. Em muitos
dos “diálogos consigo mesmo”, o cantor sempre mencionava fatos que mais tarde foram fatidicamente comprovados. De forma consciente ou não, Elvis tinha uma íntima premonição de que não viveria por muito tempo, e que viera a esta vida justamente para uma “missão especial” por ser ‘especial’. Essas certezas nunca foram compreendidas totalmente pelo rapaz e mais tarde pelo homem Elvis. Aonde ele chegaria, os porquês, para o quê viera e porquê
“eu”, o que “eu” devo fazer...eram indagações constantes que o levavam a períodos de depressão, angústia e agressividade tais que seu humor poderia variar vinte quatro vezes ao dia. Desde criança, a mãe incutiu na cabeça do filho que quando dois gémeos idênticos nascem e um deles morre, o outro assume a força de dois. No respeito à crença da mãe,Elvis adotou a personalidade de dois. Sendo dois ele poderia ser e fazer o que quisesse.
A certeza de sua outra parte (morta) viva ficou em todo o comportamento de uma vida.
Os fatos e situações facilmente compreendidos por uma infância carente, de pobreza
e humilhações marcadas, traumas de ausência, sonhos, expectativas e frustrações, não o prepararam para o sucesso a que já estava destinado. Ao se deparar com o mundo sonhado (embora intimamente consciente das poucas chances de realização), o nível de expectação do homem não conseguiu equiparar-se ao nível de realização do artista.
Na verdade, acredito hoje que ele pouco teve consciência da grandeza de sua arte. A força de seu trabalho foi por ele compreendida. Mas duvido que Elvis Presley tivesse tido a noção real do valor deixado para a história da música mundial. Os marcos que deixou, bem como as fronteiras que rompeu, foram decididamente involuntários e puramente naturais. Ele foi o “fenómeno”. E se o fenómeno foi grande é porque ele o era. Mas infelizmente não soube lidar com sua sombra que não era, na realidade, as imagens fictícias de entes queridos, mas sim a imagem dele próprio, o rei do rock’n’roll.
Ele queria sê-lo, mas não admitia. Uma força involuntária ou mais um marketing estratégico de sua carreira? Nunca saberemos. O que levou Elvis Presley a ser o que “é”, pouco importa.
Justo não foi ter-se permitido ao homem acompanhar o mito, ou ao mito redimir-se no homem.
O mito não existiria sem ele, percebia-se nitidamente que ele próprio julgava o contrário. Ele o criou e adotou, e poderia tê-lo abandonado, se o medo de ser ele próprio não fosse maior. O que seria ele se não fosse “o Elvis”? Qual seria a aceitação dos demais e suas realizações materiais sob a forma de compensações, se não fosse “o rei”? Quantos ‘nãos’ teria ouvido pela vida afora, se tivesse dado a si próprio a oportunidade de ser feliz? Essas eram as indagações de sua sombra, de um lado, seu interior muito presente que todos viam e afirmavam que não, de outro, ele
reconhecia essa sombra e no íntimo queria que todos a reconhecessem e adotassem em forma viva; por isso, inúmeras vezes Elvis se queixou que ‘ninguém entendia nada’.
A depressão e angústia do ‘homem Elvis’ eram palpáveis. Por que o deixavam continuar?
Por que, contraditoriamente, ele próprio repudiava quem tentasse tornar viva sua sombra?

 Copyright – 1996 da 1a Edição pela Editora Roka & Cia Ltda.

Elvis Presley / por Ana Flávia Miziara e Marcelo Costa. – São Paulo: Roka, 1996.



Um comentário:

  1. Gostei do texto.
    Acredito que Elvis vivia sim um conflito interior emocional muito forte de querer entender quem ele era realmentee e porque era tão amado no mundo. Me colocando no lugar dele: imagino esse conflito interior muito forte, não seria nada fácil ser um Elvis Presley rs... Primeiro a pressão e a cobrança interior dele mesmo em sempre querer fazer o melhor para o seu público. A depressão pode o ter pego nesse momento, onde ele se viu perdido sem sua mãe, que o entendia mais que qualquer pessoa. Seu irmão, talvez, seria a segunda pessoa que entenderia... quem vai saber, né? Talvez por isso, ele o buscava dentro de si mesmo.


    Abraços XD

    ResponderExcluir